Tudo Sobre a Raça

Yorkshire

Energia

Obediência

Inteligência

Territorialista

Apego ao dono

Tendência a latir

Com crianças

Com outros animais

O Yorkshire surgiu na cidade de mesmo nome na Inglaterra por volta do ano de 1800. Acredita-se que a raça tenha sido criada por camponeses para auxiliar na caça de roedores (já que o seu tamanho permitia fácil acesso às tocas). Através do cruzamento de diversos outros Terriers e também do Maltês, surgiram os Yorkshire Terriers. Por volta de 1880 a raça chegou à América, porém a diversidade de tamanhos gerou certa confusão e foi só em 1900 que chegou-se a um acordo, ficando decidido que o cachorro de menor tamanho seria considerado o padrão da raça. Hoje em dia o Yorkshire é um cãozinho muito popular no mundo todo e, ironicamente, encontrado em diferentes tamanhos.

Extremamente apegados aos membros de sua família, os yorkies são excelentes cachorros de companhia. Adoram nadar e são ativos e brincalhões. Podem ser um pouco teimosos e estranhar a presença de desconhecidos, mostrando-se protetores muitas vezes. Mas por serem muito fiéis e inteligentes, são fáceis de adestrar. Podem latir bastante, principalmente se desconfiarem que seu tutor favorito corre algum perigo.

Estão na posição 27º do ranking de inteligência canina classificada no livro A Inteligência dos Cães de Stanley Coren. Isso indica que essa raça exige um pouco mais de atenção e trabalho na hora de aprender, precisando de algumas repetições para que assimile o comando. No entanto, uma vez aprendido, o Yorkshire não vai dar trabalho e, apesar de ser um pouco teimoso, a obediência para com o seus humanos costuma estar acima de tudo. Talvez o que dê um pouco mais de trabalho seja a tendência desses pequenos de latir. Pela sua herança caçadora, qualquer movimentação “suspeita” aos olhos do peludo será motivo para latir. É preciso dedicação e paciência para tirar essa “mania” da rotina do bichinho.

A raça possui uma expectativa média de vida entre 12 e 14 anos.

Precisam de banhos regulares semanais e escovação diária. Também deve-se prestar muita atenção aos dentinhos, escovando-os diariamente para evitar problemas como gengivite e acúmulo de placa bacteriana (tártaro). Por possuir um estômago muito delicado, o Yorkshire pode apresentar problemas gastintestinais com mais facilidade, por isso é importante manter uma alimentação balanceada utilizando produtos de qualidade. O alimento certo também vai garantir que o animal esteja sempre com os pelos brilhantes e sedosos, como devem ser. O Yorkshire não tolera nem muito frio e nem muito calor e é uma raça que não deve ficar fora de casa, no quintal, por exemplo. São cachorrinhos para se ter dentro de casa, o que não exclui o fato de que precisam de exercícios ao ar livre, com brincadeiras estimulantes e sempre que possível interação com outras pessoas e animais.

É comum encontrarmos para vender Yorkshires por expectativa de peso na fase adulta.
Aqui em nosso canil damos referência em cm:

Micro de 16 a 21cm de altura
Mini de 22 a 26cm de altura
Padrão acima de 26cm.

Olá, ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda? Sou Pedro, criador e responsável
Clique aqui para falar comigo!